Servidor de gravação para CFTV: por que é importante? 

Data

O servidor de gravação para CFTV é fundamental para armazenar imagens com segurança e confiabilidade. E, assim, organizá-las e deixá-las disponíveis, garantindo acesso simplificado e agilizado. 

Sua importância pode ser calculada quando pensamos que o sistema de videomonitoramento é utilizado para diversos propósitos. Como, por exemplo, monitoramento de áreas urbanas, ambientais, assistência à educação, segurança do trabalho, produção industrial, além da fiscalização de ruas e rodovias.  

A transmissão e captação das imagens em tempo integral, gera volumes gigantescos de dados no formato de vídeo que vão se acumulando. É preciso armazená-los e tê-los disponíveis quando necessário. 

Afinal, mesmo com equipes monitorando as imagens, são diversos pontos de captação e nem tudo pode ser observado ao mesmo tempo. Ainda que tecnologias como IA possam tornar esse processo mais prático

Nesse cenário, o servidor de gravação para CFTV, para manter e ter acesso a um histórico das imagens captadas pelas câmeras. 

Continue a leitura para conhecer os diferentes tipos de gravadores de imagem para esse tipo de sistema. Entenda, também, como funciona um servidor de gravação e sua importância para os circuitos fechados de televisão.

Tipos de gravadores de imagens para videomonitoramento

Um CFTV depende de seus dispositivos de gravação e armazenamento para funcionar plenamente, sem isso, serão apenas imagens ao vivo, o que passou já foi e nunca mais será visto. 

Os gravadores de imagem para CFTV de diferentes categorias cumprem essa função. Atualmente as principais são DVR, NVR, HVR e servidores de gravação. 

Veja como funciona cada uma dessas tecnologias:

Digital Vídeo Recorder – DVR

Acessório que processa e grava as imagens captadas por câmeras analógicas e de alta definição. Funciona interligado com outros dispositivos do circuito num sistema totalmente dedicado ao CFTV. 

Network Vídeo Recorder – NVR 

Um gravador que fica interconectado com os outros dispositivos do circuito por meio de uma rede e permite a gravação das imagens obtidas por câmeras IP.  

Essa tecnologia voltada ao servidor de gravação para CFTV não possui conexões analógicas. No case do gravador existe apenas uma entrada ethernet RJ45 (conector daqueles cabos azuis de redes de computadores). 

Nesse caso, toda a infraestrutura do CFTV fica ligada numa rede privada, onde todas as câmeras e o gravador estão conectados.

Hybrid Vídeo Recorder – HVR 

Trata-se de uma tecnologia híbrida para a gravação de imagens tanto de câmeras analógicas quanto digitais. 

Independentemente da tecnologia de gravadores, é fundamental contar com um hardware apropriado para o armazenamento e uso das imagens. Muitas vezes, são utilizados computadores comuns para monitorar, operar, controlar e armazenar as cenas, mas aí se encontra um grande problema. 

Isto porque os PCs convencionais, como um desktop de escritório, por exemplo, não têm a capacidade de processamento, de leitura e envio de dados em sua placa de rede e nem memória RAM suficiente. Assim, é inevitável que erros de gravação, exclusão de frames e perdas de trechos inteiros aconteçam. 

É aí que o servidor de gravação para CFTV assume seu papel. Entenda o porquê.

A importância do servidor de gravação para um CFTV

Entre as diferentes soluções para CFTV destaca-se o servidor de gravação para CFTV, um computador construído com hardware específico para coletar e armazenar alto volumes de dados em formato de vídeo.  

A tecnologia funciona com sistemas operacionais Windows, Mac ou Linux. Tem ferramentas para evitar perda de frames, imagem ou cenas inteiras e conta com diferentes tipos de portas. Assim, permite a interligação com câmeras analógicas, digitais ou por IP. 

Para garantir eficiência no uso, segurança e confiabilidade na coleta e armazenamento, os servidores de gravação são construídos para gravar fluxos intensos e contínuos de imagem. 

Toda essa performance está relacionada com a qualidade de seus processadores, capacidade da memória RAM e drives de armazenamento (HD ou SSD). E devem ser específicos para comportar o volume de dados gerado com a gravação dos vídeos das diversas câmeras interligadas no circuito. 

Assim, além de garantir que tudo estará salvo adequadamente, o servidor de gravação para CFTV também garante a disponibilidade do sistema e sua agilidade.  

Afinal, é dimensionado de acordo com o número de câmeras, relevância das imagens captadas em cada dispositivo e o fluxo de dados gerado durante as gravações.

Sua empresa precisa de um servidor de gravação para CFTV de alto desempenho? Conte com a SDC!

A SDC está há mais de 40 anos no mercado e possui servidores de gravação com alto desempenho. Customizados de acordo com a demanda de cada cliente e com garantia na qualidade do hardware e do funcionamento de todo o CFTV. 

Além disso, você não precisa se preocupar com a aquisição de um sistema operacional, pois nossos servidores de gravação já vêm com o sistema operacional Windows instalado. Em relação ao hardware, utilizamos tecnologia Intel® no processador, placa mãe server e placa de rede dual.  

Para o funcionamento do sistema operacional, agilidade e alta disponibilidade do CFTV utilizamos SSDs (drive de armazenamento com alta performance de leitura e gravação de arquivos).  

Já o armazenamento das imagens captadas pelas câmeras é feito em HDDs surveillance 24×7.

Fale com nossos especialistas e conheça os modelos de servidor de gravação para CFTV que vão elevar a eficiência de seu videomonitoramento.