Servidor de Gerenciamento para CFTV – o que considerar?

Data

Como escolher o servidor de gerenciamento para CFTV adequado para cada projeto de videomonitoramento? 

A resposta a essa pergunta é muito importante. Afinal, escolher a solução certa é fundamental para que o sistema funcione dentro das expectativas e necessidades

Por isso, conheça as dicas a seguir para garantir a eficiência em seu projeto.

Papel do Servidor de Gerenciamento para CFTV nos projetos de videomonitoramento

O mercado de videomonitoramento de alta complexidade se mantém em crescimento. E um dos motivos é a necessidade de empresas e condomínios ampliarem a segurança de pessoas e ativos. 

Ainda que a parte visível desses projetos sejam as câmeras de vigilância, soluções de grande performance atuam nos bastidores. E são vitais para garantir a eficiência. 

Entre elas, temos o servidor de gerenciamento para CFTV, desenvolvido para armazenar e gerenciar dados capturados pelo sistema de vigilância. Aliado a poderosos softwares e tecnologias, como a Inteligência Artificial, ele permite: 

  • Gravar imagens de pessoas que entram e saem do ambiente, comparando-as com banco de imagens cedidos pelas secretarias de segurança, com fotos de criminosos; 
  • Usar recursos de Inteligência Artificial para realizar automaticamente:  reconhecimento facial, contagem de pessoas, mapa de calor, etc.; 
  • Cruzar as imagens dos usuários/visitantes do espaço com fotos de pessoas que já estiveram no local e causaram algum tipo de incômodo. 

Essas tarefas automatizadas, graças ao papel essencial do servidor de gerenciamento para CFTV, geram maior eficiência e economia.  

Isso acontece porque a automação trabalha 24 horas por dia, identificando possíveis falhas na segurança. E enviando alertas em tempo real para que a equipe da Central de Monitoramento possa tomar as providências com a agilidade necessária.

Como escolher o Servidor de Gerenciamento para CFTV ideal

Obviamente, a solução escolhida deve atender plenamente os objetivos de vigilância e proteção definidos no projeto.  

Mas, além desse cuidado, acompanhe a seguir alguns aspectos que devem ser considerados no momento de escolher a solução certa para seus projetos de videomonitoramento.

1. Pense no futuro e considere a escalabilidade

A primeira dica para acertar na seleção do servidor de gerenciamento para CFTV é pensar no futuro. Isto é, além de considerar as necessidades de proteção imediatas, imagine o que está por vir.  

O que esperar da evolução tecnológica neste setor para os próximos anos? Quais as principais mudanças que poderão ocorrer em sua organização ou condomínio a médio e longo prazo? 

Assim, considere a escalabilidade, a capacidade de suportar topologias de rede complexas e novas soluções de armazenamento.  

Esse cuidado impedirá que você tenha que substituir soluções em espaços curtos de tempo.

2. Opte por um servidor de gerenciamento para CFTV com desempenho e velocidade SSD

Os SSDs são dispositivos para armazenamento que permitem acessar todos os dados instantaneamente. Ou seja, mesmo arquivos grandes, como os existentes em um sistema de videomonitoramento, estão disponíveis em poucos segundos. 

Para se ter uma ideia, uma unidade de estado sólido (SSD) consegue gravar até 20 vezes mais rapidamente do que uma unidade de risco rígido. Enquanto a leitura é 10 vezes mais rápida. 

Sendo assim, ao definir o servidor de gerenciamento para CFTV, opte por aquele que oferecer desempenho e velocidade SSD. Quando o assunto é segurança, segundos podem fazer toda a diferença.

3. Veja se o HDD é adaptado para operar 24X7

Em um sistema de videomonitoramento, a vigilância ocorre 24X7. Sendo assim, considere um servidor de gerenciamento para CFTV com HDDs Surveillance, que suportam cargas de trabalho em todas as horas do dia, durante todos os dias da semana. 

Essas especificações vão evitar a perda de quadros e a inatividade, já que garantem cerca de duas mil horas de vídeo.  

Ao mesmo tempo, deixarão a transmissão mais nítida, aumentando a camada de proteção do ambiente.  

Além do mais, no caso de ocorrências, a investigação será facilitada com o acesso a imagens claras.

SDC: servidor de gerenciamento para CFTV sob medida para seus projetos

Os nossos servidores são homologados com os principais softwares de videomonitoramento (VMS) do mercado, como por exemplo, o D-guard by Seventh e Digifort.  

Contudo, o videomonitoramento de alta complexidade precisa mais do que soluções de ponta. Requer, também, o apoio de uma empresa experiente para apoiar o projeto. 

E é exatamente isso que a SDC tem a oferecer. Mais do que estação para visualização e servidores para armazenamento, gerenciamento e gravação, oferecemos ampla expertise. 

Nossa equipe se envolve desde a construção inicial do projeto, entendendo as necessidades e customizando as soluções. Assim, garantimos que elas atenderão perfeitamente às especificações de cada sistema de videomonitoramento. 

Gerencie e armazene com segurança todos os dados de seu sistema CFTV. Sempre garantindo maior eficiência, qualidade e alto desempenho. 

Converse com os especialistas da SDC  
em projetos CFTV de alta complexidade!