Overclock em aplicações profissionais 24/7

Overclock em aplicações profissionais 24/7

Guilherme Friol e Fabiano J.Morita Nishio – Fev, 2018

Home> News>

Overclock é o processo de configurar CPU, GPU e memória de um computador para que funcionem em uma frequência mais alta do que especificado pelo fabricante, levando estes componentes a realizarem mais operações por segundo e, assim, conseguindo um ganho de até 40% na performance.

Este é um artifício que usuários avançados, com alta demanda de processamento, utilizam para aumentar a performance do computador para além das especificações originais, principalmente em aplicações como games, render ou transações financeiras.

O conceito básico é o incremento no fornecimento de energia e o consequente aumento da velocidade dos ciclos dos componentes. Para tanto, é necessário um alto nível de conhecimento por parte de quem executa pois é preciso prever uma série de fatores que podem limitar a performance, gerar erros de processamento ou simplesmente condenar o sistema por inteiro.

Por ser um procedimento que foge às práticas industriais, que estabelecem uma margem de segurança no desempenho em prol do custo de fabricação e otimização de energia, o overclock não é coberto por garantias ou, quando o é, tem parâmetros muito bem delimitados pelos fabricantes.

Mesmo assim, este é um conhecimento que fascina a muitos e tornou-se um hobby com ampla divulgação entre os aficionados. Competições de benchmark são realizadas com frequência e chega-se a utilizar hidrogênio líquido, hélio líquido ou gelo seco para manter a temperatura em níveis seguros e proporcionar estabilidade ao sistema.

Claro que em aplicações corporativas e acadêmicas é inviável manter uma estrutura computacional que exija tais artifícios. Nestes casos, o conhecimento aplicado é ainda mais avançado e os detalhes são muito importantes:

  • Escolha do processador
  • Propriedades físicas da placa mãe
  • Dimensionamento da fonte de energia
  • Características da GPU
  • Sistema de refrigeração por água e dissipadores de calor
  • A relação entre bus speed, multiplicadores e o clock da CPU
  • Velocidade dos pentes de memória
  • Sistema de armazenamento
  • Drivers adequados
  • Placas de rede

 

Quando devo considerar o overclock em aplicações profissionais?
 
Essencialmente, este recurso é justificado quando se busca uma vantagem competitiva em operações cuja velocidade de processamento é chave para o sucesso.

Os sistemas overclock projetados pela área de HPC da SDC são dimensionados de forma a oferecer alta disponibilidade e performance, mantendo a confiabilidade e resiliência compatíveis com aplicações profissionais.

No mercado financeiro, por exemplo, o trabalho de overclocking envolve servidores de alto custo, redes complexas e uma enorme quantidade de operações de altíssimo valor durante longos períodos. Qualquer erro acarretará enormes prejuízos, seja por conta de erro no processamento quanto por problemas eletromecânicos.

Neste caso, é importante conhecer a fundo tanto os componentes do hardware quanto as condições de comunicação da rede.

Nossa equipe está habilitada a especificar os equipamentos de acordo com a sua aplicação e infraestrutura, executar o ajuste das máquinas e rodar os testes necessários, oferecendo certificado de performance, garantia estendida (3 anos) e suporte especializado.

Se você atua em um mercado extremamente competitivo, consulte-nos. Nós podemos te ajudar.

Essencialmente, este recurso é justificado quando se busca uma vantagem competitiva em aplicações cuja velocidade de processamento é chave para o sucesso.

Os sistemas overclock projetados pela área de HPC da SDC são dimensionados de forma a oferecer alta disponibilidade e performance, mantendo a confiabilidade e resiliência compatíveis com aplicações profissionais.

No mercado financeiro, por exemplo, o trabalho de overclocking envolve servidores de alto custo, redes complexas e uma enorme quantidade de operações de altíssimo valor durante longos períodos. Qualquer erro pode acarretar enormes prejuízos.

Neste caso, é importante conhecer a fundo tanto os componentes do hardware quanto as condições de comunicação da rede.

Nossa equipe está habilitada a especificar os equipamentos de acordo com a sua aplicação e infraestrutur, executar o ajuste da máquina, rodar os testes necessários e entregar um certificado de performance, oferecendo garantia estendida (3 anos) e suporte especializado.

Se você procura se sobressair em um mercado competitivo, consulte-nos. Nós podemos te ajudar.

Siga-nos e compartilhe.

Consulte-nos sobre como podemos assessora-lo no seu projeto de Computação de alta performance.

Mais informações: info@sdc.com.br – 11-5633-2855 | www.sdc.com.br



O que você procura?