A pandemia da COVID-19 representa um grande desafio para operações industriais, uma vez que as empresas terão que adaptar suas rotinas e processos para que riscos de infecção sejam reduzidos e seus colaboradores tenham um ambiente seguro de trabalho.
Dentro desse contexto, podemos considerar que tecnologias de localização e rastreamento, antes utilizadas primariamente para ganho de eficiência operacional, serão bastante úteis na mitigação desses riscos. É o caso do HAIP da Nokia que funciona como um GPS indoor, permitindo a localização precisa de objetos e pessoas. O sistema pode ser utilizado para otimização logística interna e também para monitoramento (e histórico) de movimentações de colaboradores dentro da fábrica. Mapas de calor possibilitam a visualização de áreas de maior risco / aglomeração, e ações podem ser tomadas no sentido de minimizar riscos de contaminação e proliferação da COVID-19 em áreas produtivas.
Com o HAIP, o gestor das operações de fábrica poderá:
- Analisar a ocupação das áreas para organizar linhas e turnos
- Identificar invasão de áreas restritas
- Identificar áreas onde o distanciamento está falhando
- Localizar áreas higienizadas e a serem higienizadas
- Identificar aglomerações em tempo real
- Rastrear o histórico das pessoas e locais por onde uma pessoa contaminada pela COVID-19 circulou
Estas tecnologias da indústria 4.0 devem ser analisadas de maneira diferente a partir de hoje. Devido ao “novo normal”, o ROI dessas iniciativas levará em consideração tanto aspectos de ganho de performance (redução de custos, maior produtividade) como também redução de riscos relacionados à SSMA.
CONTATOS SDC: 11-99571-2285 (comercial/whatsapp) | FALE COM UM ESPECIALISTA