A ascensão dos edifícios inteligentes vem exigindo um sistema de videomonitoramento CFTV cada vez mais sofisticado.
Afinal, trata-se de item imprescindível nesse tipo de edificação que, entre outras características, tem como diferencial um alto nível de segurança, sustentabilidade e conforto.
Desse modo, é preciso um projeto CFTV que esteja à altura do nível de exigência do Smart Building. Ou seja, com soluções inovadoras, velozes e que tenham alta performance.
Acompanhe neste artigo qual o papel do videomonitoramento profissional nas construções inteligentes.
Principais características do conceito Smart Building
Os edifícios inteligentes, ou Smart Building, são prédios equipados com sistemas tecnológicos para garantir o máximo conforto aos usuários.
Também têm maior eficiência hidráulica e energética, oferecendo uma maior sustentabilidade, e segurança.
Entre os recursos comuns nesse tipo de construção, podemos destacar:
- Medidores inteligentes de consumo de energia e água, detectando desperdícios;
- Sistemas para captação de água da chuva e energia solar;
- Controle de temperatura e luminosidade, permitindo maior conforto térmico e ajuste de iluminação;
- Uso de dados gerados no próprio edifício, visando formas de melhorar a eficiência geral;
- Automação de sistemas, para que alguns serviços e funções sejam realizados de forma autônoma – um exemplo é o elevador, que usa tecnologias inovadoras para se movimentar sozinho entre os andares;
- Soluções inovadoras que elevam ao máximo a proteção dentro do Smart Building – e no seu perímetro.
Porque o videomonitoramento CFTV está presente nos edifícios inteligentes
Já que a segurança é uma característica que identifica o Smart Building, nessas edificações o videomonitoramento CFTV é, praticamente, obrigatório.
Assim como o uso de tecnologia avançada para capturar, gravar e gerenciar imagens.
Afinal, além das pessoas, prioridade quando pensamos em segurança, um prédio possui outros elementos que devem ser protegidos de roubos, furtos, vandalismo, etc. Automóveis, máquinas/equipamentos em geral e propriedade intelectual são alguns exemplos.
Assim, o videomonitoramento CFTV é perfeito para monitorar as áreas internas do prédio, bem como estacionamentos, pontos de convivência e outros locais de uso coletivo.
O sistema CFTV também faz o acompanhamento da área externa próxima ao edifício, sempre visando maior segurança dos usuários e dos ativos.
Com esse recurso, é possível monitorar o Smart Building em tempo real, de maneira ininterrupta. Ao menor sinal de problemas, os responsáveis podem agir com agilidade para restabelecer a ordem e proteção.
E, quando o videomonitoramento é associado a tecnologias como Inteligência Artificial, seu potencial de proteção é ainda maior.
Principais soluções que tornam o sistema CFTV mais eficiente
Na prática, um sistema de videomonitoramento para Smart Building aumenta a segurança patrimonial em função de suas múltiplas funcionalidades.
Com a tecnologia disponível no mercado, é possível fazer reconhecimento facial, acompanhar cada pessoa que entra/sai do prédio ou perceber a formação de agrupamentos.
Além dessas possibilidades, também permite explorar o perímetro e fazer o reconhecimento de placas de automóveis para o acesso ao estacionamento ser mais seguro. Se, contar que é mais fácil detectar e identificar objetos suspeitos.
Todas essas situações, percebidas com rapidez, levam à investigação e, se necessário, às ações adequadas para eliminar a insegurança.
Mas, por trás de toda essa eficiência, existem soluções que não são percebidas pelo público em geral. Sem elas, contudo, o videomonitoramento CFTV não acontece!
A SDC é especialista neste tipo de solução para projetos de alta complexidade. Veja as principais:
- Servidor de Armazenamento, que mantém devidamente arquivadas as imagens capturadas. Assim, quando for preciso, os responsáveis podem acessá-las com agilidade;
- Servidor de Gerenciamento com os softwares necessários para monitorar o sistema CFTV, conectando monitores e gerenciando as imagens em formatos diversos;
- Servidor de Gravação, desenvolvido para gravar cada imagem obtida com o videomonitoramento CFTV. Sem essa solução, as etapas de armazenar e gerenciar são impraticáveis;
- Estação de Visualização, sem elas, as imagens capturadas pelas câmeras não são visíveis aos profissionais que acompanham cada movimento na sala de monitoramento.
Os edifícios inteligentes estão conquistando cada vez mais espaço em função das vantagens que oferecem. Benefícios que extrapolam o ambiente do Smart Building e acabam propiciando melhorias para a sociedade.
Afinal, essas construções colaboram com a sustentabilidade, com o conforto dos usuários e, também, com maior segurança de pessoas, ativos organizacionais e do próprio prédio.
Nesse contexto, o videomonitoramento CFTV ocupa papel de destaque, permitindo ação proativa nos casos de proteção.
O que faz toda a diferença, afinal quando o assunto é segurança de pessoas e ativos, prevenir é sempre o melhor caminho.
Gostou de saber mais detalhes sobre a importância do sistema CFTV, com suas soluções de alto desempenho, no Smart Building? Então, acompanhe o blog da SDC e fique por dentro das novidades em sistemas CFTV!