O sistema CFTV no varejo tem papel estratégico

Data

Adotar um sistema CFTV no varejo em sua empresa é uma decisão bastante estratégica no setor e que pode trazer inúmeras vantagens competitivas – confira! 

O sistema CFTV no varejo tem papel importante. Ele serve para proteção, minimizando o roubo e outras atividades criminosas – como, aliás, já vem sendo usado em empresas e condomínios

Um cuidado especialmente importante em grandes lojas de varejo. Muitas delas possuem diversos andares, além de setores que potencialmente não são 100% cobertos por uma equipe de segurança humana.   

Mas é usado também para obter informações que possam ser usadas na estratégia de negócios.  

Descubra, agora, o que um sistema de videomonitoramento profissional pode fazer pelo ponto de venda (PDV). 

Benefícios da aplicação de um sistema CFTV no varejo

Não são apenas as cidades inteligentes ou os chamados smart building que podem se beneficiar do sistema de videomonitoramento. 

A adoção de um sistema CFTV pode trazer uma série de vantagens competitivas para o setor varejista. Entenda melhor a seguir:  

1) Prevenir crimes e garantir a segurança da loja  

Especialistas incentivam o uso de vigilância através de um sistema CFTV no varejo para inibir furtos, roubos e outras ações desse tipo.   

Afinal, a própria presença de uma câmera de segurança no ambiente e proximidades inibe o comportamento ilícito – estratégia comum nas chamadas cidades inteligentes.  

Isso porque esses sistemas não só facilitam a identificação de criminosos e geram provas, como podem estar conectados com a polícia e empresas de vigilância patrimonial.  

Desse modo, facilita a investigação e a punição dos culpados por ocorrências variadas. Inclusive, ajudando a ressarcir (ou reduzir) prejuízos. Como obter indenização por avarias em equipamentos ou restituição do valor de uma peça roubada. 

2) Monitoramento e segurança dos colaboradores  

Um sistema CFTV no varejo pode ajudar a acompanhar o desempenho de cada colaborador em sua rotina. Bem como avaliar sua performance, maneira de abordar os clientes e identificar meios de tornar seu trabalho mais eficiente e produtivo.   

Ou seja, o CFTV colabora para aumentar a produtividade e o ROI em seus negócios.  

Além disso, monitorar cada andar, armazém, espaço de armazenamento, entre outros, ajuda a garantir maior segurança à equipe.  

3) Acompanhamento do comportamento do cliente e aumento do desempenho  

Adotar um sistema CFTV no varejo também pode ajudar sua empresa a entender as tendências de consumo entre seus clientes. Pois ao analisar as imagens do CFTV, os varejistas podem entender:  

  • Jornada dos compradores dentro da loja,   
  • Comportamento de compra,   
  • Horário de pico de visita,  
  • Desempenho de uma promoção de vendas ou ponto de merchandising
  • Área de maior fluxo entre os visitantes, entre outros.

Assim, se você quiser obter informações mais detalhadas sobre o tráfego de clientes dentro da loja, um sistema CFTV pode ser uma boa ferramenta.  

4) Monitoramento remoto em tempo real  

Monitorar todas as lojas a partir de um único painel ficou mais fácil agora. Além disso, não é preciso estar fisicamente no PDV para acompanhar as atividades dos negócios em tempo real.   

Com um sistema CFTV no varejo o gestor pode assistir a todas as atividades da loja de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, através do monitoramento remoto.   

Dessa forma, é possível orientar colaboradores e acionar responsáveis para reforçar a segurança. Ou, então, gerenciar filar, tomando providências para que ela seja o mais ágil possível – entre outras possibilidades. Tudo isso sem estar presente no ambiente.  

5) Compatibilidade com outras tecnologias 

E dá para potencializar todas as vantagens oferecidas pelo sistema CFTV no varejo. Para isso, basta adotar tecnologias modernas que permitam acessar e analisar dados gerados pelo videomonitoramento.  

É o caso da Inteligência Artificial e Blockchain, para citar duas delas. 

Contudo, é importante lembrar dos cuidados impostos pela Lei Geral de Proteção de Dados.  

Segundo a LGPD, as pessoas precisam saber que estão sendo filmadas, bem como o motivo dessa providência. E, sendo para aumentar a proteção, o mais comum é que o público não se incomode com essa iniciativa. 

Escolha o fornecedor certo para seu sistema CFTV no varejo

Todas as vantagens acima são altamente estratégicas para o seu negócio, mas só funcionam bem se você contar com a parceria certa.  

A SDC tem um time de especialistas que acompanham todas as etapas do processo. Começa pelo estudo de arquitetura, que vai orientar e identificar as melhores soluções para seu projeto, sempre com a garantia de alto desempenho e resistência.  

São servidores para armazenamento, gerenciamento, estação de visualização e outros hardwares personalizados para as necessidades de seu varejo físico

Além de alta durabilidade e flexibilidade para acompanhar o crescimento de seus negócios, nossas soluções oferecem excelente relação custo-benefício. Sem contar o suporte técnico, reconhecido como um dos mais eficientes do mercado. 

Somado a tudo isso, nossos especialistas avaliam as necessidades do seu negócio para entregar ferramentas personalizadas. Além de um suporte altamente especializado e que ainda oferece a melhor relação custo-benefício do mercado.   

Converse hoje mesmo com os especialistas SDC e explore todos os benefícios do sistema CFTV no varejo para o seu negócio! 

FALAR COM ESPECIALISTAS DA SDC