Tecnologia em projetos CFTV não dispensa bons profissionais
Tecnologia em projetos CFTV não dispensa bons profissionais

Data

A tecnologia em projetos CFTV vem em acelerada evolução. Hoje, tecnologias modernas como a Inteligência Artificial, são comuns para ampliar a segurança

Nesse cenário, muitos podem se perguntar: será que o ser humano é dispensável quando pensamos em videomonitoramento complexos e sofisticados? 

A resposta é não! Os profissionais são muito importantes para que haja um bom funcionamento de todo o sistema. Por isso, este é tema de nosso artigo de hoje. 

O trabalho do operador de tecnologias em projetos CFTV 

Engana-se quem pensa que o operador de videomonitoramento tem um trabalho fácil. Trata-se de uma função que exige grande responsabilidades, como: 

  • Operar e monitorar as telas com minúcia; 
  • Ter capacidade de identificar com rapidez qualquer situação suspeita; 
  • Relatar incidentes aos superiores e, se necessário, acionar, policiamento e serviços de emergência, etc. 

Além de saber lidar com toda a tecnologia em projetos CFTV disponibilizada, ele precisa ter alto nível de concentração e, ao mesmo tempo, dividir sua atenção para monitorar várias situações simultaneamente. 

Além disso, o operador deve ser rápido e habilidoso para se comunicar, bem como agir com calma diante de emergências.  

Também deve ser uma pessoa íntegra e discreta, para garantir a devida confidencialidade das informações que chegam até ele. E, assim, garantir o cumprimento da legislação

Afinal, o que é a tecnologia humanizada? 

A tecnologia humanizada é uma estratégia voltada a criar uma relação mais eficiente e saudável entre ser humano e máquina. 

Assim, ela permite alterar concepções equivocadas como fazer comparações entre a capacidade de raciocínio e/ou a rapidez entre o homem e o equipamento. E, ainda, mostrar como gerar benefícios e potencializar as habilidades do ser humano a partir de recursos tecnológicos.  

No caso de tecnologias em projeto CFTV, a ideia é que o operador tenha apoio para executar suas tarefas com maior agilidade e, também, eliminando atividades que sejam repetitivas ou insalubres. 

Desse modo, ele se sentirá mais relaxado e motivado, o que é imprescindível para execução de suas tarefas.  

Também terá mais tempo para focar na inteligência do monitoramento, usando sua experiência para melhorar a proteção do ambiente que observa por meio de estações de visualização, câmeras e outras tecnologias em projeto CFTV. 

No entanto, para que esse casamento seja um sucesso, é preciso preparar as pessoas para usá-los entregar melhores resultados. 

Um bom exemplo é o uso de dados no sistema de videomonitoramento. Entre as informações que podem e devem ser usadas para ampliar a segurança, temos: 

  • Detecção de movimento, mostrando quando há pessoas ou objetos suspeitos em espaço restritos; 
  • Contagem de pessoas para saber quais ambientes são mais usados, quais os que recebem maior número de visitantes, etc.; 
  • A detecção facial é uma das tecnologias em projeto CFTV que permite cruzamento de dados. Assim, é possível identificar, por exemplo, um criminoso que está tentando entrar na empresa ou condomínio, permitindo barrar a entrada e acionar as autoridades; 
  • Inteligência Artificial que emite alertas sempre que uma situação suspeita acontece, como um carro rondando a porta da empresa. Ou que avisa o operador quando uma pessoa não autorizada tenta entrar em um espaço restrito. 

Tecnologias em projeto CFTV: qualidade é essencial 

Como vimos, o trabalho humano é essencial. Afinal, são as pessoas que usam seu senso crítico e sensibilidade para atuar ativamente nas situações de emergência. Assim como na análise de dados e no planejamento de ações preventivas. 

Contudo, as tecnologias em projeto CFTV são imprescindíveis para ampliar a proteção de empresas, residências e espaços públicos. E, também, para deixar o trabalho do operador mais prático e eficiente. 

O apoio de soluções adequadas gera maior assertividade nas decisões do profissional, mostrando eventuais pontos falhos e permitindo agilidade em suas resoluções. 

Assim sendo, é preciso cuidado na escolha das soluções para projetos desse nível de complexidade, entre eles: 

A SDC é uma empresa especializada em equipamentos de alta performance que oferece soluções robustas e customizadas, aptas a suportar a performance exigida nesses casos.  

Além disso, também oferece um suporte técnico que é referência no mercado, com profissionais prontos para atender e dar as devidas explicações sobre as tecnologias em projeto CFTV. 

Equilibrando alto desempenho, suporte especializado e excelente relação custo-benefício, a SDC vai te ajudar a encontrar as tecnologias em projeto CFTV. Aquelas que, combinadas com os profissionais adequados, vão garantir um projeto de videomonitoramento altamente eficiente. 

Entre em contato conosco para saber mais!